terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PT, a pedra no sapato do PMDB

Deputados peemedebistas foram flagrados quando faziam duras críticas ao PT e aos cargos que ganharam no governo federal. Em uma reunião realizada quarta-feira no horário do almoço, no restaurante Fritz, em Brasília, o grupo também criticou integrantes do PMDB. A conversa foi testemunhada por um repórter do jornal Folha de S. Paulo. Segundo ele, estavam presentes Osmar Serraglio (PR), Ibsen Pinheiro (RS) Osmar Terra (RS) e mais sete parlamentares de vários estados, que integram um grupo chamado de “Afirmação Democrática”.
Terra disse que o ministério comandado por Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) é “ridículo” e disse que a pasta de Garibaldi Alves (Previdência) é “presente de grego”. Ibsen Pinheiro (foto) ressaltou que o PMDB tem uma imagem “horrível” perante a opinião pública e que o PT ajuda a difundir a ideia de fisiologismo do partido.
Convite de amigo
Alegando ser comum, nos regimes presidencialistas, que o chefe do Executivo apresente de viva voz, no início do ano legislativo, sua mensagem à nação, o líder do PT no Senado, Eduardo Suplicy (foto ao lado), pediu à presidente Dilma Rousseff que apresente pessoalmente, no dia 2 de fevereiro, sua mensagem ao Congresso. Segundo a Agência Senado, o senador argumentou que José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva já fizeram isso quando assumiram a Presidência – o primeiro em 1990 e o segundo em 2003.
Aliás...
A disputa pelo comando de Furnas Centrais Elétricas desencadeou uma guerra pública entre grupos do PT e do PMDB e serviu para reforçar a disposição da presidente Dilma Rousseff de descartar indicações políticas para a presidência da estatal. Com isso, petistas e peemedebistas estão em busca de um técnico que possam apadrinhar e que, ao mesmo tempo, agrade à presidente.
Ex-Satiagraha
O juiz Fausto Martin De Sanctis toma posse hoje como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3.ª Região. De Sanctis ficou nacionalmente conhecido pela atuação nas ações penais relativas à Operação Satiagraha, ao determinar por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas e por ter aplicado a ele a pena de dez anos de prisão em um dos processos relativos ao caso. Antes de deixar o processo da Satiagraha, o juiz negou na segunda-feira mais um pedido de Dantas. O banqueiro queria transferir o processo para o Rio de Janeiro, onde mora e onde está a sede de seu banco, ou para a 2.ª Vara Criminal Federal.
OAB cobra Dilma
A cinco dias da retomada dos trabalhos do Judiciário, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, encaminhou ontem uma carta à presidente Dilma Rousseff cobrando a nomeação do 11.º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, a entidade afirma que a cadeira vazia tem provocado “inúmeros prejuízos” à Justiça, como no julgamento da aplicação da Lei da Ficha Limpa. A vaga está aberta desde agosto de 2010, quando o ministro Eros Grau se aposentou.
Na disputa
Entre os nomes mais cotados para assumir a vaga no STF estão Cesar Asfor Rocha e Luiz Fux, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Luís Inácio Adams, advogado-geral da União. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCEE), que propôs o projeto que se transformou na Lei da Ficha Limpa, também lançou o nome do juiz Márlon Jacinto Reis para a vaga no STF.
Fonte: Gazeta do Povo
28/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário