terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Por Maia, PR cogita expulsar Mabel

Candidato avulso à presidência da Câmara dos Deputados e sem apoio do próprio partido, Sandro Mabel (PR-GO) pode ser expulso pela legenda caso insista em manter-se na disputa. O PR (Partido da República) apoia a candidatura do petista Marco Maia (RS), nome referendado pela presidente Dilma Rousseff. E a base governista estaria preocupada com a possibilidade de Mabel conseguir crescer e surpreender Maia, conquistando o comando do Legislativo. Por isso, estaria pressionando o PR a forçar a desistência da candidatura do filiado.
O secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto (SP), disse ontem que a Executiva Nacional do partido vai se reunir na próxima segunda-feira para discutir a expulsão de Mabel. Se for expulso, ele corre o risco de perder a vaga de deputado pelo partido, pois já há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato pertence à legenda e não à pessoa.
Costa Neto afirmou não ver outra alternativa ao correligionário a não ser a expulsão caso o PR feche questão sobre o apoio a Maia e Mabel resista a seguir a orientação do partido. “Na segunda-feira vamos decidir se fechamos questão e, se isso acontecer, ele vai ter de deixar o PR.”
O secretário-geral do PR disse ainda que, em uma reunião realizada na última terça-feira, o Diretório Nacional do PR delegou todo o poder à Executiva Nacional para decidir se fecha ou não questão sobre a eleição na Câmara na segunda-feira. “Maia tem o apoio unânime do partido porque havia um acordo de muito antes”, disse. “Agora, com essa candidatura, Mabel colocou o partido em uma situação incômoda perante todos os parlamentares”, explicou.
Fonte: Gazeta do Povo
28/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário