domingo, 30 de janeiro de 2011

Isolado, Nelson Garcia desiste de bate-chapa na Assembleia

Tucano que passou as últimas semanas ameaçando disputar presidência alega que candidatura de Rossoni já está consolidada.
Após semanas de suspense, o deputado estadual Nelson Garcia (PSDB) anunciou na quinta-feira (27) que não vai mais concorrer a presidência da Assembleia Legislativa, na eleição da próxima terça-feira (01). Em nota divulgada, o tucano, que ameaçava bater-chapa com o colega de bancada, Valdir Rossoni (PSDB), recuou e se retirou da disputa. No texto, alega que alega que "depois de muito refletir", e percebendo que a candidatura de Rossoni "já está consolidada", resolveu apoiar o candidato do governador Beto Richa (PSDB).
A candidatura de Garcia, que nunca chegou a ser colocada de forma clara e pública pelo parlamentar, surgiu a partir do descontentamento de deputados da base do governo com a distribuição de cargos de segundo e terceiro escalão. Ela também foi alimentada por desafetos de Rossoni e por aliados do governador inconformados com a composição do secretariado, entre eles o ex-presidente da Assembleia Legislativa e conselheiro do Tribunal de Contas, Hermas Brandão, que rompeu com Beto Richa depois que o ex-líder do governo Requião e deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) foi nomeado secretário de Estado do Trabalho.
Desde o início dos rumores sobre um bate-chapa, porém, Garcia se manteve na sombra, evitando o contato direto com a imprensa, alimentando a hipótese de ser candidato através de declarações de assessores. Além disso, deputados da base do governo também estimularam a ameaça, como forma de pressionar Richa a ouvi-los nas indicações para segundo e terceiro escalão, centralizadas até então em Rossoni e no líder governista, deputado Ademar Traiano (PSDB). Entre esses parlamentares estavam deputados do PMDB, maior bancada da Assembleia, com 13 vagas, que ameaçavam mudar de lado e apoiar Garcia.
Na segunda-feira (24), porém, uma nota oficial divulgada pelo presidente do PMDB estadual, deputado Waldyr Pugliesi, jogou por terra as esperanças de Garcia, ao reafirmar o compromisso de apoiar Rossoni, em troca de cargos na futura Mesa Executiva do Legislativo. Diante do cenário desfavorável, Garcia desistiu, não sem antes conversar com o governador, o que segundo parlamentares, teria sido decisivo para a retirada de sua candidatura.
Fonte: Jornal do Estado
27/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário