terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Com apoio do PT, Sarney oficializa candidatura

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), oficializou sua candidatura à reeleição e já telefonou para líderes partidários para anunciar a decisão de concorrer novamente ao comando da Casa. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que Sarney será apoiado pelos senadores petistas.
Em novembro, o Palácio do Planalto já havia emitido orientação para que a bancada recém-eleita do PT apoiasse Sarney, evitando, assim, clima beligerante com o PMDB.
Em 2009, a defesa que uma parte do PT fez de Sarney, abalado pelo escândalo dos atos secretos, provocou uma crise institucional entre os petistas. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) chegou a afirmar que se afastaria da liderança do PT no Senado. Sua posição, disse à época, era “irrevogável”. Mas, a pedido do então presidente Lula, ele acabou voltando atrás.
Outros senadores petistas e da base de Lula articularam à época para que nenhuma investigação, por causa dos escândalos contra Sarney, prosperassem no Senado. Todas as representações contra o presidente da Casa foram arquivadas.
Além de apoiar a reeleição de Sarney, o PT ontem definiu que vai propor um rodízio na vice-presidência do Senado, cargo que cabe ao partido devido ao tamanho da bancada. Como dois senadores queriam o cargo, o partido decidiu que Marta Suplicy (PT-SP) e José Pimentel (PT-CE) vão dividir o cargo: cada um vai permanecer por um ano na Mesa Diretora do Senado. O mandato dos novos dirigentes da Casa é de dois anos. A eleição será na próxima terça-feira.
Fonte: Gazeta do Povo
28/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário