quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Líderes negociam formação de blocos para aumentar participação na Mesa da Câmara

Após cerimônia de posse, a preocupação dos líderes partidários é quanto à formação de blocos parlamentares. De olho nos cargos da Mesa Diretora, pretendem alterar o critério de proporcionalidade e ter direito a mais de uma vaga na composição do órgão que comanda a Casa. Com a formação dos blocos, será a soma dos parlamentares dos partidos que contará no quociente partidário, e não o número de deputados de cada legenda individualmente.
Até o momento, DEM e PSDB formaram um só bloco, o da oposição, com 96 deputados. Os partidos da base também se uniram: PT, PMDB, PP, PDT e PSC. A dúvida é quanto ao PDT, que ainda não fechou sua participação no bloco. Somando os pedetistas, o bloco poderá chegar a 253
deputados. Já o PTB se uniu ao PCdoB e ao PSB. E estão agora com 71 deputados. Ontem, o PV já havia se unido ao PPS formando um bloco de 26 deputados.
Os partidos têm até as 13h30 para alterar essa composição dos blocos. Isso porque a reunião de líderes que vai fechar questão em torno do assunto está marcada para às 14 horas.
Sem a formação de blocos, apenas PT e PMDB terão direito a duas vagas na Mesa. PSDB, PP, DEM, PR, PSB, PDT e PTB têm direito a uma vaga cada. Essas vagas serão alteradas depois da oficialização da criação dos blocos na Secretaria-Geral da Mesa.
Serão escolhidos um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, que compõem a Mesa Diretora. Além de quatro suplentes. A votação é secreta e eletrônica.
Fonte: Agência da Câmara
01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário