quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Briga para saber quem manda atormenta o surfe paranaense

Uma federação, dois presidentes e muita confusão. Após dois anos de indefinição, ninguém sabe ainda quem é o verdadeiro mandatário da Federação Paranaense de Surf (FPS). A bronca virou até caso de polícia, com acusações de improbidade, falsidade ideológica e de documentos, retaliação política e até pedido ao governo do Estado para decidir qual dos intitulados “presidente” – Jairton Conceição ou Paulo Reis, o Dodô – deve responder oficialmente pela entidade.
Tudo começou em janeiro de 2009, quando uma reunião da Federação destituiu toda a diretoria, que tinha como presidente Antônio “Maninho” Barbosa. Em tal reunião, sem a presença do então vice-presidente Jairton Conceição, foi decidida a convocação de uma nova eleição. Com chapa única, Dodô foi eleito presidente em abril do mesmo ano e, em princípio, ficará até 2013.
Jairton Conceição não concordou com a decisão. Ele alega que Maninho deixou a FPS com R$ 15 mil em dívidas e que a nova eleição foi feita fora das condições previstas no estatuto da entidade. “A reunião de destituição foi feita em Curitiba, no Ginásio do Tarumã, sem que todas as associações de surfe fossem convocadas. O aviso foi feito com três dias de antecedência, quando eram necessários 15 dias”, fala. Sendo vice da gestão, diz ter o direito de presidir a entidade.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Adalvo Argolo, Jairton é o presidente da FPS. “Se o presidente sai, não é a diretoria toda que tem de ser trocada. Quem assume é o vice. O Jairton é o presidente no Paraná”, afirma. A posição de Argolo diverge do que diz a nota publicada no site da CBS: “[...] tendo em vista a situação do litígio por que passa a Federação Paranaense de Surf, [sic] quanto a sua legal Dire¬¬toria, decide: Não reconhecer presentemente nenhuma diretoria e declarar a situação temporariamente sub júdice”.
Dodô alega que Argolo está fazendo retaliação. “Eu era candidato a vice-presidente da chapa do [cearense] Romero Jucá [para presidente da Confederação Brasileira]. Por ser oposição, me retaliou. É perseguição política. Não sei que título ele reconhece do Jairton. Se eu estava irregular no meu cargo, nem poderia ter concorrido à eleição”, diz.
A Federação Paranaense de Surf segue, então, com duas gestões paralelas, duas sedes e nenhuma decisão definitiva sobre quem é presidente por direito. Tanto a gestão de Jairton quanto a de Dodô seguem organizando competições e atuando sob o nome da FPS. O grupo de Dodô é responsável pelas atividades de surfe – aulas e campeonato – do Projeto Viva o Verão, promovido pela Paraná Esporte, autarquia do Governo Estadual.
“Temos um setor de Justiça Desportiva [na Paraná Esportes] que avaliou os documentos do pessoal do Jairton [em nome da FPS]. Encontramos alguns avaliados como falsos. A Justiça Desportiva decretou que a entidade apta a exercer as atividades é a federação do presidente Dodô”, afirmou o supervisor de áreas dos postos da Paraná Esporte em Caiobá e Matinhos, Pedro Lucas Pinheiro.
Em 5 de janeiro, Dodô lavrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Matinhos, acusando Jairton de falsidade ideológica e crime contra o patrimônio.
Fonte: Gazeta do Povo
01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário