quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Com Câmara lotada, deputados tomam posse em Brasília

Os 513 deputados federais eleitos em outubro já estão empossados. Com plenário e galeria lotados de familiares e amigos, os novos parlamentares tomaram posse para o mandato de quatro anos.
Ao chegar para a cerimônia de posse, o vice-presidente da República e ex-presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), lembrou que a posse é a celebração da democracia. Ele foi recebido pelo atual presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS).
"Espero que o nosso trabalho sirva para promover a cidadania", disse Maia. "Vamos legislar para o nosso povo e ajudar a construir a história do nosso país", acrescentou.
Na chegada, alguns deputados – especialmente os mais conhecidos do grande público – foram fortemente assediados. O ex-jogador da seleção, Romário (PSB-RJ), disse estar bastante “entusiasmado” com a posse. Apesar de admitir que ainda não conhece como funciona a tramitação dos processos no plenário e nas comissões, afirmou que está com disposição para fazer um bom trabalho. “Meu objetivo é dar um pouco de qualidade de vida às crianças e jovens”, disse.
À tarde, os líderes partidários se reúnem para escolher os cargos na Mesa Diretora. A distribuição dos cargos é definida de acordo com a proporcionalidade entre os partidos. O regimento determina que a formação de blocos seja feita até as 13h30, o que pode alterar o critério da proporcionalidade.
Por enquanto, Marco Maia (PT-RS) e Sandro Mabel (PR-GO) estão na disputa pela presidência da Casa. Maia é o candidato oficial, com o apoio de 21 dos 22 partidos. Mabel apresentou candidatura avulsa e, mesmo com a ameaça de expulsão de seu partido, promete continuar na disputa.
Fonte: Agência da Câmara
01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário