quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Richa ainda aposta que Rossoni vai ser candidato único

Mesmo com a confirmação de que o deputado Nelson Garcia (PSDB) disputará a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) e aliados mais próximos a ele continuam tratando o assunto como um “blefe plantado na imprensa por forças ocultas”. Para eles, Valdir Rossoni (PSDB) será o único candidato da base governista a presidente do Legislativo.
“Ao que me consta, não vai haver disputa”, disse Richa, ontem. “Não vou interferir no processo de eleição da Mesa da Assembleia. O que for decidido lá, eu acato. Mas é evidente que torço para que o presidente seja um aliado.” Rossoni é o candidato favorito de Beto para a Assembleia. A disputa ocorre no dia 1.º de fevereiro, quando os novos deputados estaduais tomam posse.
O discurso de Richa é seguido pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), futuro líder do governo Richa na Assembleia. “É um grande blefe. Continuo dizendo que forças ocultas estão agindo para aumentar a confusão. Nenhum dos deputados aliados não foi sequer procurado pelo Nelson Garcia. Dentro do partido, eu saberia se isso acontecesse”, disse. “O Nelson Garcia, inclusive, assinou um documento se comprometendo com a candidatura do Rossoni.”
Apesar do discurso confiante, fontes próximas ao governador afirmam que ele já agendou um encontro com Nelson Garcia para ajustar a situação. O deputado chegaria hoje em Curitiba e teria uma conversa com Richa e outros integrantes do governo. Cogita-se que ele possa abrir mão da candidatura à presidência em troca de cargos.
Incomunicável há mais de dez dias, Garcia confirmou a candidatura à presidência da Assembleia na semana passada por meio da sua assessoria de imprensa. A decisão seria uma forma de aliados pressionarem Richa por mais cargos no Executivo estadual. Segundo fontes ligadas ao governo, a principal reclamação de integrantes da base governista é que eles não estariam sendo ouvidos nas nomeações para o segundo e o terceiro escalões. Por trás do movimento estaria o PMDB, que se manterá como a maior bancada da Assembleia na nova legislatura e tem um bom trânsito com Garcia. O deputado é considerado um “tucano do bico vermelho” por ter sido secretário do Trabalho no governo de Roberto Requião. Além disso, Nelson Garcia teria apoio do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hermas Brandão, desafeto de Rossoni.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário