quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PDT é nono partido a oficializar apoio a Marco Maia à presidência da Câmara

Depois de duas reuniões, o PDT oficializou nesta quarta-feira (19) apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara. Com isso, o petista já conta com o apoio de nove partidos.
Em rápido encontro hoje, que contou com a participação do ministro Carlos Lupi (Trabalho), o líder do PDT na Casa, Paulo Pereira da Silva (SP), disse que há unanimidade sobre o nome de Maia.
"As propostas de Marco Maia nos agradam muito, principalmente em defesa do trabalho, por isso consultamos todos os 26 deputados e decidimos, por unanimidade, apoiá-lo", disse Paulinho. "O PDT é um partido irmão, por isso o seu apoio é fundamental", afirmou em seguida Maia.
Pelo critério da proporcionalidade, o PDT deve ficar com uma vaga na Mesa Diretora da Câmara. Além disso, o partido briga com o PTB para presidir a Comissão de Trabalho. Para conseguir angariar mais votos, o PT abriu mão de um cargo na Mesa, cedendo espaço para que o PSC fique com uma suplência.
Apesar do discurso, lideranças do PDT calculam que cerca de 90% dos 26 deputados eleitos devem apoiar Maia. Os demais, por algum tipo de insatisfação, devem seguir com os candidatos avulsos.
Até agora, o único, além de Maia, que mantém a candidatura para a presidência é Sandro Mabel (PR-GO). Ontem, o PR fez um ato de apoio ao petista, mas Mabel não compareceu. O deputado de Goiás diz que ainda está consultando deputados para decidir se vai concorrer. A avaliação é que uma candidatura avulsa teria, neste momento, 150 votos.
No jantar do PR de ontem, dois dos deputados mais votados nas últimas eleições, Tiririca (SP) e Garotinho (RJ), estiveram presentes. Maia, inclusive, chegou a falar que já conta com o apoio de mais de 2 milhões de brasileiros, em referência ao número de votos dos dois deputados eleitos.
Além de PDT e PR, os outros partidos que já oficializaram o apoio a Maia são: PT, PMDB, PP, PSB, PSDB, DEM e PPS. Amanhã, o PC do B também deve fechar o apoio.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário