terça-feira, 8 de março de 2011

À OAB-PR, presidente da Assembleia promete medidas moralizadoras

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, (PSDB), e o primeiro-secretário da Casa, Plauto Miró (DEM), vistaram ontem o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), José Lúcio Glomb. O objetivo do encontro foi expor as medidas de transparência na Assembleia que eles pretendem implantar.
Glomb disse que a visita foi “muito proveitosa”. Ele, que foi um dos capitaneadores do movimento “O Paraná que Queremos” para pedir a moralização da Assembleia, no ano passado, sugeriu ao novo presidente da Assembleia a implantação das principais demandas do movimento.
Glomb afirmou estar satisfeito por Rossoni já tê-lo procurado para assegurar que vai tentar atender as reivindicações do movimento. “O início é promissor. As medidas tomadas são uma resposta a uma luta de toda a sociedade paranaense”, afirmou o presidente da OAB-PR.
As principais demandas apresentadas pelo “Paraná que Queremos” eram o afastamento da antiga Mesa Diretora – o que acabou acontecendo ao haver a troca de comando da Assembleia, na terça-feira. Outro pedido que está sendo atendido era a contratação de uma empresa renomada de consultoria para revisão da estrutura de cargos da Assembleia. Essa medida foi anunciada na últiuma quarta-feira, com a contratação de uma auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV). “É uma instituição da maior credibilidade e a sua contratação demonstra uma vontade de acertar da presidência do legislativo”, disse Glomb.
O movimento também pedia a publicação dos atos do legislativo em Diário Oficial e a criação de portais da transparência nas páginas eletrônicas de cada órgão público. Nesses portais, além da íntegra dos atos administrativos e contratos, deveriam estar listados os nomes de todos os servidores, o local em que estão lotados, o cargo que ocupam e o salário que recebem. De acordo com Rossoni, os atos já estão à disposição no Diário Oficial. E um novo Portal da Trans¬¬parência da Assembleia deve entrar no ar no próximo mês.
“Há uma esperança de que as mudanças se confirmem. Existem questões passadas que ainda precisam ser resolvidas, mas pelo menos há uma expectativa positiva para o futuro”, declarou Glomb.
Outras questões mais complexas da proposta do “Paraná que Queremos” também foram lembradas por Glomb à nova Mesa Diretora. Dentre elas, estão a aprovação de uma norma que determine que cargos administrativos da Assembleia sejam preenchidos por servidores concursados e a aprovação de lei que estabeleça mandato fixo, não coincidente com o mandato parlamentar, para cargos de direção-administrativa, com possibilidade de apenas uma reeleição. Rossoni afirmou que a visita foi “ótima” e que a presidência “ouviu e vai acatar” várias sugestões feitas pela OAB-PR.
Fonte: Gazeta do Povo
04/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário