quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mabel quer obrigar Executivo a cumprir emendas parlamentares

O deputado Sandro Mabel (PR-GO), candidato avulso à Presidência da Câmara, apresentou nesta quarta-feira uma lista de 13 propostas de gestão, que incluem a obrigatoriedade de o Executivo aplicar integralmente os recursos oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento e a ampliação do alcance da TV e da Rádio Câmara.
Mabel reforçou que sua candidatura não é contrária ao governo, mas reforçou a necessidade de independência do Legislativo. “Onde está nossa autoridade como poder independente? Devemos exigir o cumprimento de todas as emendas, da base ou da oposição”, afirmou o parlamentar.
Entre as propostas mais polêmicas do parlamentar está a construção de um novo anexo da Câmara para dar “melhores condições de trabalho” aos deputados. “Já temos o dinheiro para construir e o espaço atual não serve”, disse. O orçamento da Casa neste ano reserva R$ 21,15 milhões para o início da construção do anexo.
Mabel também propôs a vinculação permanente da remuneração dos deputados ao subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado afirmou também que quer priorizar as reformas política e eleitoral em seus primeiros seis meses de mandato. “Temos cada vez mais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) legislando por nós e não podemos ter mais decisões de fora mudando o processo eleitoral”, criticou.
Expulsão
O parlamentar reagiu com ceticismo à possibilidade de ser expulso de seu partido, em retaliação à candidatura avulsa, e reafirmou que sua reivindicação é legítima. “Você acha que um partido pode ameaçar um ex-líder por pressão? É legítimo aceitar minha candidatura”, disse.
Hoje, o PR reiterou o apoio do partido à candidatura de Marco Maia (PT-RS). Até o momento, doze partidos já declararam apoio ao petista.
Busca de apoio
As propostas de Mabel foram apresentadas logo após reunião com a bancada do PSC para buscar apoio à sua candidajavascript:void(0)tura. O PSC, que já havia manifestado apoio a Marco Maia, não formalizou mudança de posição. À tarde, Mabel participará de uma reunião com a bancada do PV, que ainda não decidiu qual candidato apoiar.
Mabel criticou ainda a comparação de sua candidatura com a do ex-presidente Severino Cavalcanti. “Sou preparado, tenho experiência de administrar orçamentos de R$ 1 bilhão dentro da minha empresa”, afirmou.
Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário