sábado, 15 de janeiro de 2011

Candidato avulso, Júlio Delgado desiste da disputa pela presidência da Câmara

Um dos pré-candidatos avulsos para presidir a Câmara, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) confirmou neste sábado que desistiu de entrar na disputa pelo cargo. A decisão foi tomada após uma conversa com interlocutores da candidatura de Marco Maia (PT-RS), candidato oficial do governo, e a promessa de uma cadeira na Mesa Diretora.
A expectativa é que o PSB fique com a Quarta Secretaria, responsável por supervisionar o sistema habitacional da Câmara, como o pagamento de auxílio-moradia aos parlamentares.
A desistência de Delgado ocorre um dia depois de o deputado Aldo Rebelo (PC do B) também anunciar, em meio a críticas, que está fora da disputa e declarar apoio ao colega petista.
Agora, o PT trabalha para inviabilizar a candidatura do líder do PR, Sandro Mabel (GO), que ainda avalia participar da briga mesmo com o partido anunciando que fará campanha para Maia. Na terça-feira, a bancada oferece um jantar ao petista e espera que Mabel anuncie por lá sua saída da corrida.
Segundo Delgado, a abertura de espaço na Mesa Diretora para o partido significa o reconhecimento do crescimento da legenda nas urnas. "Com esse reconhecimento, não vou ser obstáculo nem continuar insistindo em algo que pode criar dificuldade para nossa base", disse.
O PSB deve formalizar apoio a Maia na segunda-feira, quando o petista visita o presidente do partido e governador Eduardo Campos (Pernambuco) e o governador Cid Gomes (Ceará).
Para o deputado Odair Cunha (PT-MG), um dos interlocutores de Maia, a retirada das candidaturas de Aldo e Delgado não representa "jogo ganho". "Não podemos achar que a situação está resolvida. As candidaturas podem ser formalizadas até a véspera da eleição. Vamos continuar trabalhando por essa unidade e por uma candidatura única", afirmou.
De acordo com aliados, a proposta de Maia para a composição da Mesa Diretora prevê, até agora, o PMDB com a primeira vice-presidência, o PP com a segunda vice-presidência, o PSDB na Primeira Secretaria (espécie de tesouraria), o DEM na Segunda Secretaria, o PR na Terceira Secretaria e o PSB na Quarta Secretaria.
A Corregedoria pode ser ocupada por alguém do PP.

Fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário