sábado, 15 de janeiro de 2011

Beto apoia petista para ter as “portas abertas” em Brasília

O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS), iniciou ontem pelo Paraná um ciclo de viagens pelo país em busca de apoio para continuar no cargo pelos próximos dois anos – a eleição no Congresso será realizada em 1.º de fevereiro. Maia en­­controu-se com o governador Beto Richa. Embora seja tucano, Richa se comprometeu a liderar a bancada de deputados federais paranaenses do PSDB, do DEM, do PPS e de outros partidos aliados no estado para apoiar a reeleição de Maia, que é o candidato oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar a Câmara.
Em troca do apoio do governador, Maia se comprometeu a deixar as “portas abertas” na Câmara Federal para pedidos de Richa. “Quando o governador Beto Richa for a Brasília, na primeira oportunidade, ele já sabe que poderá ter esta relação direta conosco e poderá demonstrar os interesses do Paraná que precisam ser debatidos e aprovados na Câmara”, afirmou Maia.
Maia não explicou, porém, quais seriam os temas da agenda política que possam beneficiar o Paraná. “Só depois de definida a composição da mesa poderemos dizer quais serão os temas prioritários que deveremos tratar no primeiro semestre”, disse o deputado petista.
O presidente da Câmara disse ainda que pretende dar espaço para a oposição na composição da mesa diretora da Câmara – o que pode significar um cargo para alguém do PSDB, o maior partido oposicionista. Maia defende que a ocupação do comando do Le­­gislativo seja feita respeitando a proporcionalidade das bancadas na Câmara.
O petista afirmou também que a ideia do roteiro de viagens é conquistar as bancadas regionais com o apoio de governadores de estados estratégicos como Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo – alguns dos quais, como o Paraná, governados por filiados a partidos de oposição. “A opção de vir primeiro ao Paraná foi pela posição que o governador Beto Richa assumiu desde início de nos apoiar e estar compondo a cha­­pa conosco”, afirmou.
Na reunião de ontem de ma­­nhã, no Palácio das Araucárias, estiveram presentes os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Odair Cunha (PT- MG) e Eduardo Gomes (PSDB-TO) – os principais articuladores da campanha do petista. Da bancada paranaense estavam o tucano Luiz Carlos Hauly (atualmente licenciado e ocupando a Secretaria da Fazenda do Paraná), Alfredo Kaefer (PSDB), Leopoldo Meyer (PSB), Cezar Silvestri (PPS), Alex Canziani (PTB) e André Vargas (PT). Após o encontro com Beto, a comitiva de Maia fez uma visita “de cortesia” ao presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM).

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário