domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ministros do Supremo aprovam indicação de Fux para 11ª vaga

A escolha de Luiz Fux para ocupar a 11ª vaga do STF (Supremo Tribunal Federal) foi bem recebida pelos ministros.
Na chegada para a sessão de hoje, eles fizeram elogios ao nome indicado pela presidente Dilma Rousseff. A nomeação precisa ainda passar pela aprovação do Senado.
Os ministros lembraram a trajetória jurídica de Fux, especialmente nos últimos nove anos no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O ministro Marco Aurélio telefonou hoje cedo para Fux. "Está de parabéns a presidente Dilma. É uma escolha de grande valia. Tem uma bela trajetória, com excelente formação técnica e humanística. A colônia judaica também será bem representada", disse.
Segundo Marco Aurélio, Fux foi escolhido por mérito. "As coisas acontecem para quem tem mérito."
O vice-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que Fux preenche os principais requisitos para o cargo: reputação ilibada e saber jurídico.
"A recepção [da escolha] foi ótima. É um reconhecido acadêmico, escritor, pensador jurídico, operador testado com êxito", disse.
O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, que chegou a ser cotado para a vaga, disse que presidente homenageou a magistratura. "Foi uma boa escolha. Ele é um juiz de carreira, é um prestígio à magistratura", afirmou.
Em nota, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, disse que o nome agrada a entidade.
"A OAB tem a expectativa de que Luiz Fux seja um ministro da nação, com compromisso com o STF e julgue todas as questões como sempre o fez, com independência, autonomia e zelando pela Constituição Federal, aí incluídos os processos que tratam da Ficha Limpa."
Fux ocupará a vaga de Eros Grau, aberta desde agosto de 2010.
Fonte: Folha de São Paulo
02/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário