domingo, 6 de fevereiro de 2011

PR pode ter vaga a menos após o Censo

A Câmara dos Deputados calcula que o tamanho da bancada de cada estado poderá mudar depois da divulgação final dos resultados do Censo 2010. O Paraná, por exemplo, poderá perder uma vaga. Das 30 cadeiras a que tem direito hoje, poderá ficar com 29 para a eleição de 2014.
O estado que mais perderia vagas, de acordo com os números prévios, seria o Rio de Janeiro, que passaria de 46 para 43 deputados. E o que mais ganharia seria o Pará, que aumentaria para 21 as suas atuais 17 cadeiras. No entanto, tudo isso depende de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A atualização das bancadas está prevista em lei, mas o TSE, em cinco eleições, nunca se decidiu por fazer isso. A única tentativa ocorreu no ano passado, por iniciativa do ministro Arnaldo Versiani. Mas o TSE desistiu diante do protestos de estados que se sentiram prejudicados. Agora a decisão, segundo a Agência Câmara, será tomada em 2013.
A Câmara também divulgou uma tabela das bancadas caso não houvesse a previsão de número mínimo e máximo por estado. Hoje, nenhum estado pode ter menos de oito nem mais de 70 deputados. Isso faz com que o Acre tenha mais representação por habitantes e São Paulo, menos, por exemplo. Se não houvesse a regra, São Paulo passaria de 70 para 110 parlamentares. Roraima cairia de oito para um. O Paraná teria 28.
Fonte: Gazeta do Povo
30/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário