domingo, 6 de fevereiro de 2011

Paulo Bernardo discorda de Vargas

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, discordou das declarações do colega de partido, o deputado federal André Vargas (PT), de que o caixa 2 foi tratado com hipocrisia no caso da expulsão do ex-secretário da legenda, Delúbio Soares. Secretário de Comunicação do partido, Vargas causou polêmica na semana passada ao defender a refiliação de Delúbio. “Não podemos de forma nenhuma tratar o caixa dois como se fosse normal. Lamentavelmente isso ocorre em grande escala, no ambiente privado e no político. Agora, isso é crime. É sonegação, é corrupção”, disse Paulo Bernardo. Quanto à volta do ex-tesoureiro, um dos pivôs do escândalo do mensalão, em 2005, preferiu não comentar. “Essa é uma discussão que não me cabe porque eu não sou do diretório nacional.”
Discurso pesado
O senador Roberto Requião (PMDB) tem dito a peemedebistas mais chegados que o primeiro discurso dele na tribuna do Senado Federal vai ser pesado. Um dos alvos deve ser o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT). Requião deve relembrar a denúncia que fez contra o petista envolvendo uma suposta tentativa de superfaturamento de cerca de R$ 400 milhões num projeto de construção de um ramal ferroviário no interior do estado.
A pergunta
12% dos deputados federais que tomam posse nesta terça-feira em Brasília são novatos na política. São 61 dos 513 parlamentares, segundo a Câmara dos Deputados. A situação mais comum entre eles é de pertencerem a famílias tradicionalmente ligadas à política: são 24 com esse histórico.
Última chance
O presidente da seccional paranaense da OAB, José Lúcio Glomb, diz ter conversado com alguns deputados estaduais para convencê-los a revogar por iniciativa própria a lei que garante aposentadoria a ex-governadores do Paraná. Seria politicamente mais interessante do que ver o STF derrubar a norma. Glomb diz achar difícil que os deputados aceitem o conselho. “Mas sugeri, mesmo assim”, diz ele.
Pessuti ou eu
Já nos primeiros dias como senador do Paraná, Requião vai mandar um recado direto aos governistas. Vai romper com a presidente Dilma Rousseff (PT) caso ela nomeie o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) para algum cargo na administração federal. Dilma teria oferecido um cargo para Pessuti em troca da desistência dele de lançar candidatura ao governo do Paraná e dar apoio a Osmar Dias (PDT).
Osmar no BB
O deputado Augustinho Zucchi do PDT tem dito aos colegas da Assembleia que o futuro do senador Osmar Dias será mesmo uma diretoria do Banco do Brasil ligada à agricultura. Osmar ainda sonha com a Itaipu Binacional, mas tirar o petista Jorge Samek é tarefa difícil. Osmar teria feito cara feia ao cargo no BB, mas como restam poucos cargos no 2.º e no 3.º escalões do governo Dilma ele deve acabar aceitando.
Descanso em Caiobá
O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) escolheu a praia de Caiobá, no litoral do Paraná, para passar o fim de semana e descansar antes da eleição para a presidência da Assembleia do Paraná – marcada para a próxima terça-feira. Apesar da ideia de descanso, o telefone do tucano não deve dar sossego por causa dos burburinhos e boatos que cercam a eleição para o cargo máximo no Legislativo.
Interferência
A senadora eleita pelo PT, Gleisi Hoffmann, e o marido, o ministro Paulo Bernardo, foram decisivos para impedir que o partido fizesse parte da Mesa Executiva da Assembleia do Paraná – que terá o tucano Valdir Rossoni como possível presidente. Petistas contam que três dos seis deputados estaduais da legenda já estavam convencidos a integrar a Mesa. Coube ao casal dissuadir os companheiros. O PT vai se abster da votação da nova Mesa Executiva por não concordar com o sistema de votação.
Pinga-fogo
“Eu sou candidato. O [José] Serra até agora nunca disse que o é. Ao contrário, até pediu que eu me candidatasse à reeleição e fizesse minha campanha.”
Do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), sobre as acusações de que tomou uma “atitude indigna”, ao estimular a criação de uma lista de apoios de tucanos para reelegê-lo presidente do partido.
Fonte: Gazeta do Povo
30/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário